quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Vinhos compartilhados: Balanço do Ano 2011


Chegou a hora de fazer o balanço dos vinhos vertidos na folha no Ano de 2011. Resolvi fazer o balanço em termos dos vinhos que mais me impressionaram, as boas relações qualidade-preço e análise estatística de alguns parâmetros que resolvi fazer e achei engraçado compartilhar, apenas como curiosidade. Vamos então aos factos.

Vinhos que mais me impressionaram
Na lista seguinte apenas refiro aqueles comentados neste espaço. Outros foram bebidos e apreciados que muito me impressionaram, nomeadamente os suspeitos do costume (vinhos tranquilos da Niepoort, Alves de Sousa, Pintas, alguns Vintage de produtores clássicos, etc.), mas foram-no em condições que não me permitiram ou não achei adequado tirar notas para serem compartilhadas no blog.
Eis então a lista dos 10 vinhos que mais me deram prazer beber em 2011 (quando escrevo estas linhas, alguns ainda não foram compartilhados no blog mas sê-lo-ão em breve). Ficaram de fora alguns que, porventura, mereceriam estar nesta lista mas resolvi não torná-la muito extensa. O leque de vinhos bebidos também não foi assim tão grande que o justificasse. Cometi alguma injustiça? É muito provável…

Muros de Melgaço Alvarinho 2008 Branco (Vinho Verde)
Quinta das Bágeiras Garrafeira 2008 Branco (Bairrada)
Soalheiro Primeiras Vinhas Alvarinho 2010 Branco (Vinho Verde)
Esmero 2006 Tinto (Douro)
Muros de Melgaço Alvarinho 2010 Branco (Vinho Verde)
Pelada 2003 Tinto (Dão)
Poças Colheita 1967 (Porto)
Quinta do Boição Special Selection Old Vineyards 2006 (Lisboa)
Quinta do Vesúvio Vintage 1998 (Porto)
Vinha de Reis Reserva 2008 Tinto (Dão)

Os campeões das boas relações qualidade-preço
Cada vez mais importantes nos dias que correm, os vinhos com boas relações qualidade-preço alegram-nos o coração e são amigos da carteira. Eis uma selecção dos que me deram mais prazer beber por menos dinheiro:

Herdade do Peso 2008 Tinto (Alentejo)
Lagar de Darei 2009 Branco (Dão)
Malo 2007 (Moscatel de Setúbal)
Muros Antigos Escolha 2010 Branco (Vinho Verde)
Muros Antigos Loureiro Escolha 2010 Branco (Vinho Verde)
Prova Régia Premium 2010 Branco (Bucelas)
Quinta da Alorna Touriga Nacional & Cabernet Sauvignon Reserva 2008 Tinto (Tejo)
Quinta do Espírito Santo Reserva 2007 Tinto (Lisboa)
Quinta de Simaens 2009 Branco (Vinho Verde)
Quinta dos Termos 2009 Tinto (Beira Interior)

As estatísticas
Resolvi fazer um pequeno estudo estatístico dos vinhos compartilhados por aqui, nomeadamente quanto às cores/tipos, apreciação, preços, regiões e castas. Podem encontrá-lo aqui:

Conclusões
O ano de 2011 foi um ano bom em termos dos vinhos compartilhados no blog. Provou-se, à evidência, que se pode beber bem e a preços cordatos. A maior parte dos vinhos compartilhados podem ser adquiridos a menos de € 10 a garrafa e foram apreciados muitos com valor inferior a € 5. Em quantidade, Douro e Alentejo dominaram nos tintos enquanto que nos brancos o Vinho Verde teve as minhas preferências de consumo. Quanto a castas, a Touriga Nacional dominou nos tintos e o Alvarinho nos brancos. Veremos o que nos reserva 2012.

Sem comentários:

Enviar um comentário